domingo, 21 de março de 2010

História - Teoria 2012 Maias

Olá amigos do Blog!

Este assunto é realmente muito interessante, instigante. Pesquisando sobre estea teoria dos Maias, fiquei mais encucado ainda com o assunto. Vi o filme "2012" onde fala sobre este tema, e resolvi postar aqui no blog. Fica uma pergunta: Se os Maias viveram há 3.000 anos a.C., como eles podem prever isto tudo?



Quem eram os Maias?

Os Maias habitaram u
ma região que abrange o sul do México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os primeiros indícios da civilização Maia ocorreram há 3.000 anos. Memo com uma economia predominantemente agrícola os mais são considerados os detentores da mais sofisticada e bela arte do Novo Mundo antigo. Além de construírem edificações notáveis como palácios, pirâmides, templos e observatórios astronômicos. Os maias desenvolveram uma escrita hieroglífica, semelhante a usada no Egito. Na matemática possivelmente desenvolveram o conceito do "zero" séculos antes do Velho Mundo. Na astronomia mapearam as fases e cursos de diversos corpos celestes, especialmente da Lua e Vênus. O calendário Maia é considerado um dos mais precisos de todos os utilizados. Nos séculos VIII e IX a cultura Maia clássica entrou em decadência, abandonando a maioria das grandes cidades e as terras baixas centrais.

O Calendário Maia:

O calendário Maia é um sistema de calendários distintos usados pela civilização maia e por alguns povos atualmente nas regiões montanhosas da Guatemala.
Segundo alguns pesquisadores o fim do calendário de longa contagem dos mais ocorrerá em 21 de dezembro de 2012.
A previsão do futuro para os maias poderia ser vista ao descobrir o passado e transportar os eventos para um ciclo futuro. Os mais utilizavam mais de um calendário. O calendário Tzolk'in de 260 dias, o calendário Haab de 365 dias, o calendário redondo e o calendário de longa contagem. Não se sabe ao certo a origem exata do calendário Tzolk'in. Uma das teorias é que o calendário de treze meses de vinte dias é baseado em dois números importantes para os maias, 13 e 20, que multiplicados dão 260 dias, número aproximado da contagem de dias entre o período menstrual e o nascimento de um ser humano. Este calendário era utilizado para eventos religiosos e cerimoniais. O calendário solar era chamado de Haab com normalmente 18 meses de 20 dias (mais cinco dias sem nome). Este calendário era usado para atividades agrícolas e previsões de fenômenos meteorológicos.
Os maias também utilizavam a combinação deste dois calendários, chamado de Calendário redondo. Isto porque nem o Tzolk'in, nem o Haab mediam os anos. O ciclo inteiro do calendário redondo (quando os dois calendários se completavam) era fechado a cada ou 18.980 dias ou 52 anos aproximadamente, acima da esperança de vida média da época. Quando ocorriam estas datas formavam-se grandes agitações entre os maias. O calendário de longa contagem identifica uma data contando o número de dias da data de criação maia (4 Ahaw, 8 Kumk'u ou 11 de agosto de 3.114 a.C. do calendário gregoriano). O calendário maia não utiliza o sistema decimal, mas baseado no número 20, exceto para os winals que são 18.
A contagem longa é, portanto, um grande ciclo de 13 baktuns (aproximadamente 5.126 anos), que segundo alguns estudiosos termina em 21 de dezembro de 2012.

Teoria do Fim do Mundo:
Quer entender um pouco mais? Veja este filme:

Nota do Despensa: 6 (Quem quer que o mundo acabe em 2012 né?)

Até mais,
Despensa Cultural.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Então conheçam a websérie 2012 Onda Zero.
    Acessem www.2012ondazero.com.br e confiram!

    Atenciosamente,
    Thiago Neri (JP)

    ResponderExcluir