segunda-feira, 15 de março de 2010

História - Copa do Mundo

Olá amigos do Blog!

Estou contente em falar sobre um assunto que interessa a todos nós brasileiros, aficcionados por futebol: Copa do Mundo.
Quantas vezes paramos de fazer tudo para assistirmos aos jogos da Copa, em que o Brasil está competindo?
Confesso que teve um ano que os jogos foram de madrugada, acho que no ano 2000, que eu ia pra casa dos amigos, de pijama mesmo, com pipoca embaixo dos braços para torcer para a seleção. Pesquisando sobre o temo, achei assuntos muito bacanas e interessantes.


Como todos sabem, a próxima Copa do Mundo será este ano, 2010, na África do Sul, lugar bem merecido para sediar o campeonato. A Copa do Mundo existe desde 1930, no Uruguai, onde a seleção da casa saiu vitoriosa. Nesse primeiro mundial, nao havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Em 1942 e 1946, por causa da Segunda Guerra Mundial, não aconteceu o Campeonato.

O Brasil é o país com mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único a ter vencido o torneio fora do seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. A Copa do Mundo é o 2º maior evento esportivo do mundo, ficando atrás apenas do Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada 4 anos, tendo como último país campeão, a Itália, em 2006 na Alemanha. Em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007.


- A Taça Jules Rimet, como era chamada de 1930 á 1970, era dada aos campeões de cada edição. Inicialmente conhecida como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi renomeada em 1946 em homenagem ao presidente da FIFA responsável pela primeira ediçao do torneio, em 1930. Em 1970, com a terceira vitória da seleção brasileira a mesma ganhou o direito de ter a posse permanente da taça. Contudo, foi roubada da sede da CBF em dezembro de 1983, e nunca foi encontrada. Acredita-se que os ladrões a tenham derretido. Depois de 1970 uma nova taça, chamada Troféu da Copa do Mundo FIFA ou FIFA World Cup Trophy (em inglês), foi criada. Diferentemente da Taça Jules Rimet, ela não irá para qualquer seleção, independente do número de títulos. Ela só será trocada quando a placa em seu pé estiver totalmente preenchida com os nomes do campeões de cada edição, o que ocorrerá em 2038.


- Em 22 de dezembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "KUMI" ("dez" o ano da Copa);



- Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu.

Assim como nos últimos mundiais, este ano a competição também terá a presença de 32 seleções, que foram classificadas através do processo eliminatório iniciado em 25 de agosto de 2007 e finalizado em novembro de 2009. Neste mundial, as duas Coreias disputarao pela primeira vez, uma Copa do Mundo.

África: África do Sul, Gama, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Argélia;
Ásia: Coreia do Sul, Japão e Coreia do Norte;
América do Sul: Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai;
América do Norte, Central e Caribe: México, Estados Unidos e Honduras;
Europa: Países Baixos, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Suíça, Eslováquia, Grécia, Portugal, Eslovênia e França.


O Brasil está no Grupo G:
1 Brasil
2 Coreia do Norte
3 Costa do Marfim
4 Portugal


A Copa do Mundo acontece de 11 de junho à 11 de julho.
Então vamos torcer muito para o Brasil ok?


Nota do Despensa: 10 (Vários dias sem trabalhar, rs! Estou brincando.)

Até mais,

Despensa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário