segunda-feira, 29 de março de 2010

Cinema - Alice no País das Maravilhas (Tim Burton)

Olá amigos do Blog!

Vi que o blog está crescendo, e gostaria da ajuda de vocês para divulgá-lo.
Estamos muito próximos do dia da estreia de um dos filmes mais esperados do ano: "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS", com direção de Tim Burton. A estreia está marcada para 21 de abril de 2010.


A história da história:

A história de "Alice no país das maravilhas" foi publicado em 4 de julho de 1865, pelo professor de matemática inglês Charles Lutwidge Dogson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll, e é considerada uma das mais célebres do gênero literário nonsense e do surrealismo, e considerado uma obra clássica da literatura inglesa. O livro foi escrito para crianças, porém, muitos pesquisadores duvidam disso, por se tratar de uma história tão maluca e nonsense. O esconde-esconde do gato, as variações de tamanho dos personagens, o jogo de espelhos, a loucura do chapeleiro maluco, são algumas dessas loucuras que desenham a trama de "Alice".

Até hoje, alguns autores contemporâneos confessam sofrer infuluência sob o estilo surrealista de Lewis Carroll: Neil Gaiman (criador de Sandman) e Allan Morre (A Liga Extraordinária). Mesmo sendo escrito para crianças e identificando-se com adultas, a história é escrita e reescrita até hoje e é interpretada de várias formas pelos seus leitores.



"Alice" de Tim Burton

O filme foge da versão original que todos nós estamos acostumado a ler e ouvir, o que já deu muito o que falar entre os fãs da história.
A roteirista Linda Woolverton (Rei Leão e A Bela e a Fera) misturou as duas história da Alice de Lewis e transformou a Alice de Tim Burton numa adolescente de 17 anos, que descobre que vai se casar com um homem que não ama e acaba caindo na Toca do Coelho, onde começa sua aventura.

Filmado com câmeras convencionais e depois convertido em 3D, alguns críticos dizem que o filme decepcionou na questão efeitos visuais: "
Alice no País das Maravilhas fracassa em se igualar a Avatar como uma experiência imersiva. Mas a profundidade de campo estereoscópica do filme se transforma em mero glacê no bolo da narrativa quando você tem flores raivosas, monstros imaginários e personagens absolutamente excêntricos com quem trabalhar." escreve Hugh Hart, da revista Wired.

Burton explica o porque da nova leitura de "Alice": "Existiram 20 e tantas versões e nenhuma delas jamais se conectou comigo. Então, a ideia era pegar esse material, posicionar em uma história diferente deixando (Alice) um pouco mais velha e explorando a ideia da vida interior de alguém." O filme estreou nos EUA dia 5 de março e já bateu recorde de bilheteria.


Os Personagens


No sentido horário: Mia Wasikowska (Alice), Johnny Depp (O Chapeleiro Maluco), Helena Bonham Cartes (a Rainha de Copas) e Anne Hathaway (a Rainha Branca).





Nota do Despensa: 10
(Amo Tim Burton e acho que o filme vai ser demais)



Até mais,
Despensa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário