sexta-feira, 5 de março de 2010

Cinema - Stanley Kubrick (Diretor)


Olá amigos do Blog!


É com muita honra que venho aqui falar de um dos melhores diretores de cinema do mundo.
Particularmente adoro todos os filmes, trabalha bem os atores, os ângulos de câmera são sensacionais, de uma sensibilidade ímpar. Até hoje não existe diretor com tanta ousadia que nem a dele.


Estreou como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma grande ajuda financeira do pai, que penhorou a casa para a produção de "Fear and Desire" (1953), seu primeiro longa-metragem. Achou o trabalho amador, mesmo com algumas boas críticas, o tirou de circulação. Logo após, realizaria outro longa, "A Morte Passou Por Perto" (1955), pouco divulgado e de difícil acesso.

Foi a partir de "O Grande Golpe" (1956) que sua carreira começa a funcionar. O filme foi estrelado pelo astro Kirk Douglas, que ajudou a levantar o projeto após ele ter sido rejeitado pelos estúdios. Kubirck fez um dos filmes anti-guerra mais poderosos que o mundo do cinema já viu, não focado em heróis mas sim em covardes. "Horizontes de Glória" (1957), apesar de excelentes críticas, foi proibido em alguns países.

Em 1960, foi chamado por Kirk Douglas para dirigir o épico "Spartacus" com apenas 29 anos. Por motivos de diferenças criativas com Douglas, Kubrick se viu obrigado a terminar o projeto sem poder colocar suas ideias em prática. Mesmo com o sucesso do filme, decidiu que só iria aceitar projetos em que pudesse ter total liberdade de criação. Foi em 1962, na Inglaterra, que ele começou a filmar "Lolita", clássico da literatura de Vladimir Nabokov. Sucesso na época, apesar de bem polêmico. "Doutor Fantástico" veio dois anos depois, tendo como tema a ameaça nuclear, uma comédia de humor negro com atuações e roteiro primorosos. Este trabalho rendeu a Kubrik sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor.

Cinco anos de produçao foram necessários para o desenvolvimento de "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1868), para muitos, a melhor ficção ciêntífica de todos os tempos. Logo depois, em 1971 surgiu "Laranha Mecânica", focado na violência urbana, e principalmente, na juventude. Na época de seu lançamento, foi acusado de incitar a barbárie. Disparado um dos trabalhos mais controverso do diretor, lhe rendendo outra indicação do Oscar. Nos anos seguintes, 3 filmes totalmente diferentes. O primeiro é "Barry Lyndon" (1975), pouco conhecido, é considerado pelos fãs de Kubrick, incluindo Martin Scorcese, como seu melhor trabalho. Pois nele é perfeitamente visível o seu perfeccionismo, característica bem marcantem sua carreira. Não fez muito sucesso nos EUA, mas fez um relativo sucesso na Europa, lhe rendendo 4 estatuetas douradas, mas de novo, o admirável trabalho como diretor nao foi reconhecido pela maioria. "O Iluminado" (1980) surgi como um clássico e como um novo sucesso na carreira do diretor, filme adaptado do livro de Stephen King. A história de uma família que passa as férias em um hotel nas montanhas até hoje faz sucesso por onde passa. E quase no final dos anos 80, Kubrick ressurgiria dndo ênfase a guerra, dessa vez a do Vietnã. Saída do livro de Gustav Hasford, "Nascido para Matar" (1987), o filme é dividido em duas partes: a preparação para a guerra e o ambiente de combate. O lançamento foi meio frustrante, pois na mesma época, eram lançado dois outros filmes sobre a guerra do Vietnã.

"De olhos bem fechados" (1999) veio fechando a temporada do diretor. Protagonizado pelo antigo casal, Tom Cruise e Nicole Kidman, o filme causou grande comoção entre os amantes da sétima arte. Dois anos foi o período de filmagem, tempo que o perfeccionista Kubrick achou necessário para a finalização do filme, mas não o necessário para agradar a crítica e o público. O último projeto cinematográfico em que esteve envolvido, mas por questões de saúde não dirigiu, foi "AI: Inteligência Artificial", de Steven Spielberg.


CURIOSIDADES:

- 3 de seus filmes, “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Dr. Fantástico” e “Laranja Mecânica”, estão listado entre os 50 melhores filmes de todos os tempos.

- A grande maioria de sua obra retrata personagens que sofrem um processo gradual de desintegração psicológica que muitas vezes as conduz à loucura.

- A grande maioria de seus filmes tem uma cena importante que se passa no banheiro.

- Pelas suas características foi diagnosticado como portados de autismo de alto desempenho.

- Foi convidado para dirigir a continuação do sucesso “O Exorcista”, mas recusou porque queria desenvolver seu próprio filme de terror.

- Nasceu em Nova Irque em 26 de julho de 1928 e morreu em Hertfordshire em 7 de março de 1999.


FILMOGRAFIA:

1953 – Fear and Desire
1955 – A Morte Passou por Perto
1956 – O Grande Golpe
1957 – Glória feita de Sangue
1960 – Spartacus
1962 – Lolita
1964 – Dr. Fantástico
1968 – 2001: Uma Odisséia no Espaço
1971 – Laranja Mecânica
1975 – Barry Lyndon
1980 – O Iluminado
1987 – Nascido para Matar
1999 – De Olhos Bem Fechados



Nota do Despensa: 10 (Claro! O cara é magnífico!)


Até mais,
Despensa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário