quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lugar - Posto 9 Ipanema

Olá amigos do Blog!

Fiquei um
tempinho sem postar, estava bem ocupado, agora voltei com tudo!
Irei falar sobre um lugar que particularmente gosto muito, o Posto 9, em Ipanema, Rio de Janeiro.


Pra começar, o lugar é lindo, bem paradisíaco e conhecido mundialmente.
É o point dos descolados desde 1950. Foi ali neste ano, que o fotógrafo Carlos Leoman, que frequentava assiduamente a praia na altura da Rua Montenegro (hoje Rua Vinicius de Moraes), com sua patota de amigos como Jô Soares, Rui Guerra e Gal Costa, puxou o primeiro aplauso ao pôr-do-sol, que hoje se tornou um ritual sagrado que vem se repetindo ao longo das gerações. É um ponto democrático, onde se mistura velhos intelectuais a artistas e jovens dourados de sol. Um ponto sem preconceito, onde reina o respeito a todas as classes sociais, raças e opção sexual. Ali, Tom Jobim imortalizou a "Garota de Ipanema", Leila Diniz exibiu seu lindo barrigão de grávida e o Fernando Gabeira fez sucesso com sua tanguinha de crochê.
Muitas músicas de blocos famosos do Rio foram compostas ali. Lenine, que era compositor do Suvaco de Cristo, se inspirou na história de que latas de maconha caíram de um navio e foram dar no Posto 9 e compôs em parceria com Mu Chebabi a letra de "Samba da lata". Ou quando a garotada começava a assoprar um apito avisando que a polícia tinha chegado, todos apagavam os "cigarros" para não serem pegos, isso deu em samba, "Apitaço" de João Nogueira.

Point dos fashionistas de plantão, o Posto 9 lança moda. Estilistas e fotógrafos são observadores do lugar. Uns reparam no jeito "largado" e bonito do carioca se vestir e se inspira em suas próximas coleções. Já outros, ficam encantados com a beleza natural do lugar, fazendo fotos incríveis de paisagens e pessoas.

Falando em pessoas, nem preciso dizer que o Posto 9 é um colírio para os olhos né? Homens e mulheres com corpos exuberante
s, outros nem tanto, mas quem não está em forma, trata logo de entrar numa academia para não fazer feio, mas isso não é regra, como disse, é um lugar democrático.

Espero que tenham gostado do post de hoje, e voce que não conhece o lugar, trate de conhecer, com certeza não vai se arrepender.




Nota do Despensa: 10


Até mais,
Despensa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário