quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Tecnologia - Blu Ray

Olá amigos do Blog!
Mas uma vez esse povo fica inventando coisa nova. É celu
lar novo a cada 2 dias, é notbook novo, até vassoura elétrica inventaram e tenho amigos comprando, isso mesmo. Agora vem um disco que substituirá o DVD e já tem outro concorrente, o HD DVD. Nosso querido DVD de todo dia, nossa linda coleção de DVD que fazemos graças as Lojas Americanas que coloca DVDs à 12,99. E DVD player que muda a cada 1 semana de modelo, fica mais moderno? Vem aí o Blu Ray!

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) ara vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080 Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD. Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("bluer ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercinal, uma palavra comum.



Pelo blu-ray ser uma tecnologia nova pouco divulgada no Brasil, existe dificuldade em encontrar títulos no mercado, já que a variedade de títulos distribuídos oficialmente ainda é pequena.
A Paramount é uma empresa que se destaca na venda de filmes no formato no país. Desde de dezembro de 2008 dispõe de títulos de seus princiais filmes em Blu-ray, disponibilizando ainda alguns filmes com áudio e legendas em português. Filme como: Shrek Terceiro, Indiana Jones, Homem de Ferro, entre outros. A Disney é a empresa que menos comercializa Blu-ray no Brasil. Tem pouquíssimos títulos na nova mídia aqui, e quando raramente algum é lançado, como High School Music 3 e Monstros S.A, vem em versão simples, sem bônus, diferentemente dos Blu-rays triplos lançados nos EUA, os filmes lançados no país são produzidos no Japão, tendo finalização em Manaus.
A principal desenvolvedora do formato Blu-ray, Sony, possui diversos títulos no formato lançado no país, e outros a serem lançados durante o ano de 2010. A distribuidora independente de filmes brasileira, Imagem Filmes, lançou dezenas de títulos no mercado nacional, com preços mais competitivos, entre os títulos lançados destacam-se: Bridge o Terabithia, Crash e Miss Potter. Assim como acontececeu com o VHS e DVD, nós do Brasil teremos que esperar a tecnologia ser mais difundida e distribuída no mundo para que assim os preços fiquem mais acessíveis.


Nota do Despensa: 7 (não irei jogar minha coleção de DVDs fora!)

Até mais,
Despensa Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário