segunda-feira, 5 de julho de 2010

Doces - Sonho de Valsa


Olá amigos do Blog!

O que falar desta maravilha de chocolate? Se tornou a mais famosa marca de chocolate do Brasil. É o símbolo dos apaixonados e dos amantes. Quem nunca presentou a pessoa amada com vários bombons? Ele tem um significado especial: carinho e amor. Além de ser delicioso tem uma embalagem inconfundível. Desde de 1938 Sonho de Valsa é o bombom dos apaixonados.


A história

Em 1938, a fábrica de chocolate Lacta (empresa fundada em 1912) lançou no mercado o famoso bombom SONHO DE VALSA, um wafer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate, embrulhado em papel estanho de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central continha o nome do produto e o desenho de um violão. Durante 4 anos, o bombom foi consumido apenas por mul
heres, vendido somente por quilo em bombonières.

Em 1942, buscando agregar o público masculino, a empresa aumentou o tamanho do chocolate e começou vendê-lo por unidade em bares, armazéns e outros estabelecimentos mais populares. Como o celofane colorido passou a ser fabricado no Brasil, o SONHO DE VALSA ganhou nova embalagem: o violão do antigo rótulo passou a acompanhar a imagem de um casal em traje de gala dançando e a escala musical de uma valsa de Johann Strauss Jr. foi colocada nas laterais, além de substituir o celofane transparente por um de cor maravilha. Hoje, a embalagem já tem alguns detalhes alterados, como os instrumentos, a roupa do casal e o formato das letras, mudanças feitas no ano de 2001. Também ganhou uma campanha publicitária com o slogan "Saboreie um bombom com a sua namorada", transformando-se em ícone dos casais apaixonados.

Em 1996 a Lacta foi comprada pela gigante americana Kraft Foods. A empresa americana logo percebeu que, mais do que um bombom de sucesso, o SONHO DE VALSA era, para o brasileiro, um símbolo do amor romântico, da leveza e da graça de viver. Foi então que as mudanças começaram. Durante anos a marca SONHO DE VALSA era representada por apenas um produto: os tradicionais bombons. A partir de 2001, a marca resolveu dar início a uma grande diversificação em sua linha de produtos, explorando a grande força que a marca tinha no mercado, introduzindo também novas maneiras de presentear a pessoa amada com embalagens inovadoras como lata (inclusive em formato de coração) e caixa para presente e novas versões do famoso bombom como os recém-lançados Sonho de Valsa Mini.


Quanto aos tradicionais bombons, foram lançados novos produtos como a versão com cobertura de chocolate branco, a versão com recheio de morango, a versão em barra e mais recentemente a versão trufada, além de sorvetes e pioclés. Mesmo com a evolução do SONHO DE VALSA, o bombom mais famoso do Brasil nunca perdeu a alma romântica, vendendo mais de 21 bilhões de unidades até hoje. Estrategicamente, a empresa vem investindo nas regiões Norte e Nordeste para aumentar suas vendas. Desde 2005, com a implementação de uma unidade de negócios em Recife a marca aposta em uma comunicação diferenciada para estabelecer vínculos com o consumidor destas regiões.



Em 2008, a marca patrocinou uma das festas mais populares do Nordeste brasileiro – o São João - criando no Recife um ambiente da marca chamado “Parque do Sonho”, que lembrava um mini-parque de diversões, e reuniu um público estimado em 80 mil pessoas. Em Caruaru – PE - um ambiente foi desenhado exclusivamente para a festa: o Arraiá do Sonho, remontando uma pracinha do interior em que foram distribuídos cerca de 40 mil unidades de SONHO DE VALSA.


Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/sonho-de-valsa-o-sabor-do-amor.html

Site: www.sonhodevalsa.com.br




Nota do Despensa: 10 (O melhor em sabor, marca e criatividade!)

Até mais,
Despensa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário