quinta-feira, 6 de maio de 2010

Culinária - Sorvete


Olá amigos do Blog!

Estou de volta para falar de uma delícia que TODO MUNDO adora: Sorvete.
Sei que o verão já terminou, mas eu particularmente tomo sorvete até no frio do inverno. Dificilmente temos uma sobremesa que agrada tanta gente. Calóricos ou light, existem agora várias versões para essa delícia.
Tem coisa mais gostosa que ficar jogado no sofá de casa com um potão de sorvete? Dizem também que é ótimo para a hora da fossa (fora de alguém, término de namoro, etc.).

E aqui você vai ver um pouco da história, e claro, uma receita super rápida e prática.

Existem muitas teorias sobre o surgimento do sorvete, essas são as mais interessantes:

O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a raspadinha.

O Imperador Nero, há cerca de mil e noventa anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.

No séc. 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua formosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, trouxe também uma receita para fazer sorvete de água.

A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradiçao da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses. Os colonizadores levaram o sorvete para os EUA.

A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada em Paris em 1660 por Procopio Coltelli.


Em 1851 os EUA viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.

Em 1879, também nos EUA, é inventado o "Ice Cream Soda". O aparecimento da casquinha ppossui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra diz que ela foi invetanda em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.


O Sorvete no Brasil

A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias tinham que avisar a hora certa de tomá-lo.

No Brasil, a mulher teve que praticar um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente para tomar sorvete. O lugares onde tinham sorvete eram ocupados exclusivamente pelos homens.


Só em 1941 que esta guloseima teve distribuição em escala nacional, quando foi fundada no Rio de Janeiro a U.S Harkson do Brasil. Seu primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon. Cerca de 200 mil toneladas de sorvete sao consumidos por ano no Brasil.


Curiosidades

O "Sundae" surgiu nos EUA no início do século 20, e era servido aos domingos ("Sunday", em inglês significa domingo). Essa delícia teve que mudar de grafia porque este era considerado um dia sagrado.

No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete.
Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br


Receita prática de Sorvete
30 min / 20 porções

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 gelatina (qualquer sabor)


Modo de preparo:

1 - Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira;
2 - Depois de pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite;
3 - Bata bem;
4 - Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não forar blocos de gelo;
5 - Depois de congelado, retire do congelador e bata da batedeira para ficar cremoso;
6 - Volte para o congelador;




Espero que tenham gostado da matéria e claro, da receita também.


Nota do Despensa: 10 (Paixão por sorvete)

Até mais,
Despensa Cultural.

Um comentário: