quinta-feira, 22 de abril de 2010

Literatura - Caio Fernando Abreu (Escritor)


Olá amigos do Blog!

Fiquei MUITO ocupado esses tempos, por isso este longo tempo sem postar. Mas do jeito que o blog está caminhando, virei aqui mais vezes, com certeza.


Hoje vou falar sobre um escritor/dramaturgo brasileiro que eu estou amando conhecer: Caio Fernando Abreu. Resolvi colocar uma foto dele assim, alegre, pois muito dos contos eram um pouco tristes. Sua escrita econômica, densa e livre, fizeram todos se apaixonar por essa pessoa qu
e parecia escrever um diário, com seus medos, paixões, sexo, morte e principalmente solidão.


Seu nome era Caio Fernando Loureiro de Abreu, nasceu em Santiago (RS) dia 12 de setembrode 1948 e morreu em 25 de fevereiro de 1996 em Porto Alegre. Era Homossexual assumido e foi vítima de AIDS.

Estudou Letra e Artes Cênicas na Universidade Federeal do Rio Grande do Sul. Abandonou ambos os cursos para trabalhar como jornalista de revista de entretenimento, tais como Nova, Manchete, Pop e Veja, além de colaborar com os jornais Zero Hora, Folha de S. Paulo, entre outros. Em 1968 refugiou-se no sítio de uma amiga, Hilda Hist, em Campinas (SP), porque estava sendo perseguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Foi exilado nos anos 70 por um ano na Europa, morando na Espanha, Suécia, Países Baixos, Inglaterra e França.

Caio retornou para Porto Alegre em 74, chegou a ser visto na Rua da Praia usando brincos nas duas orelhas e uma bata de veludo e o cabelo pintado de vermelho. Morou no Rio de Janeiro e em Sao Paulo na
década de 80. Recebeu um convite da Casa dos Escritores Estrangeiros, e em 94 voltou à França, regressando no mesmo ano para o Brasil, ao descobrir-se portador do vírus HIV.

Faleceu no mesmo dia qu
e o poeta Mário de Andrade, em 25 de fevereiro. Dois anos antes de falecer, ele voltara a viver com os pais em Porto Alegre, e dedicou-se a tarefas como jardinagem, cuidando muitos bem de roseiras.


Bibliografia

- Inventário do Irremediável,
contos;
- Limite Branco, romance;
- O Ovo Apunhalado, contos;
- Pedras de Calcutá, contos;
- Morangos Mofados, contos;
- Triângulo das Águas, novelas;
- As Frangas, novela infanto-juvenil;
- Os Dragões não conhecem o Paraíso, contos;
- A Maldição do Vale Negro, peça teatral;
- Onde Andará Dulce Veiga?, romance;
- Dov'è finita Dulce Veiga?, novela;
- Bien Loin de Marienbad, novela;
- Molto lontano da Marienbad, contos;
- Ovelhas Negras, contos;
- Mel & Girassóis, antol
ogia;
- Estranhos Estrangeiros, contos;
- Pequena Epifania, crônicas;
- Teatro Completo;
- Cartas, correspondência;
- I Draghi non conoscono il Paraiso, contos;


Teatro

- O Homen e a Mancha
- Zona Contaminada


Este livro é uma biografia de Caio Fernando Abreu, escrita pela sua grande amiga Paula Dip, que muitas vezes virou personagem das histórias do autor. Desvenda um pouco da personalidade de Caio como escritor, jornalista, roteirista, ator e até astrólogo, ele fez de tudo na vida.

Ficha Técnica
Para Sempre teu, Caio F.
Cartas, conversas, memórias de Caio Fernando Abreu
Autora: Paula Dip
Editora: Record
504 páginas





Sites: caiofernandoabreu.tumblr.com/
caiofernandoabreu.wordpress.com/
Twitter: @caiofabreu


Nota do Blog: 10 (Nem preciso dizer o porque)


Até mais,
Despensa Cultural.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Música - The Strokes


Olá amigos do Blog!

Estou feliz pela quantidade
de acessos que o blog está atingindo, só tenho a agradecer. Gostaria muito que vocês participassem, deixando comentários, sugestões, essas coisas que nos ajudam a deixar o blog cada vez melhor.

Irei falar sobre uma banda que muita gente gosta, mas outras já odeiam. É uma banda não muito antiga, porém, faz um som bem diferentes do que estamos acostumados a ouvir. Ah! E tem até um brasileiro compondo o grupo.


O vocalista Julian Casablancas (filho do empresário John Casablancas) e o baixista Nikolai Fraiture são amigos de infância. O bateirista brasileiro Fabrizio Moretti e o guitarrista Nick Valensi estudavam juntos e começaram a tocar na época da escola. John foi mandado mais tarde para Le Rosey, uma escola na Suiça para melhorar seu comportamento, ele tinha problemas com álcool. Lá conheceu Albert Hammond Jr. pois moravam na mesma rua. Em 1999, juntaram-se todos os 5 e formaram a banda The Strokes.

A popularidade do grupo cresceu rapidamente graças Ryan Gentles quando tocaram na regiao de Lower East Side, em Manhattan, no
Mercury Lounge. Ryan era um dos agendadores de concerto do local e ficou impressionado com a banda, logo passou a ser produtor dos caras. Assim, a banda passou a se dedicar mais aos ensaios, mantendo seus trabalhos de dia, resultando numa lista de dez a doze canções, entre elas "Last Night", "Modern Age", "Some", entre outras. Por sorte do destino, Gordon Raphael, produtor de rock de Nova York, viram a banda tocar e gostou muito, mesmo tendo ido ao local pra assistir uma outra banda. Gordon a Albert passaram a se encontrar.


The Modern Age


Foi lançado em 2001, um EP da banda chamado "The Modern Age". E acarretou numa guerra de interesses entre gravadores pela maior banda de rock and roll em anos. Depois disso, foram bastante divulgados, causando uma divisão entre os seguidores do rock: queriam saber se eles eram os salvadores do rock ou um punhado de jovem ricos com nomes legais e cópia do Velvet Underground. As duas bandas eram bastante parecidas principalmente pelo estilo vocal de Casablancas, entre outras semelhanças quanto ao estilo de tocar.


Is This It

O primeiro disco da banda só veio logo depois de fechar com uma boa gravadora. "Is This It" é uma referência do rock de garagem do início da década de 2000. Apesar de, eventualmente, terem lançados vídeos, a banda assinou com a RCA, porque foi a única gravadora que respeitou a decisão da banda de nao fazer vídeo musical e sim sempre tocar ao vivo diante de câmeras. Em novembro de 2009 "is This It" foi eleito o melhor disco da década de 2000, segundo a revista NME (New Music Express, revista britânica de música).


Room On Fire

The Strokes lançaram o seu segundo álbum, em outubro de 2003. Recebeu elogios, porém, foi menos bem sucedido, mesmo sendo ouro nos EUA, comercialmente falando. O Som teve influências de bandas como The Cars, Bob Marley e Blondie.


First Impressions Of Earth

O terceiro álbum foi lançado em janeiro de 2006. Foi o álbum mais baixado duarente duas semanas no iTunes e ainda a segunda aparição no Saturday Night Live, cantando "Juicebox" e "You Only Live Once".



Influências

A banda faz um rock com apelo sujo, de garagem, porém, extremamente melancólico. Cada disco vem com uma influência diferente: "Is This Is" mostra um rock com a essência deles, de garagem. "Room on Fire" vem um pouco mais pós-rock e new wave do que o antecessor. E em "First Impressions of Earth" a banda começa a experimentar um rock com outros estilos, diferenciando as ideias lo-fi dos anteriores.

Já foram elogiados por Noel Gallagher (Oasis) e Brandan Flowers (The Killers). Este se considera um fã incondicional dos Strokes, citando a banda como influência clara pra ele.

O próximo disco tem previsão de lançamento para setembro deste ano.


Membros: Julian Casablancas (vocal), Nick Valensi (guitarra), Fabrizio Moretti (bateria), Albert Hammond Jr.(guitarra) e Nikolai Fraiture (baixo).

Quer saber mais da banda?
Site Oficial: www.thestrokes.com
Site no Brasil: www.thestrokesbrasil.com.br





Nota do Despensa: 10 (O som é F$%#)

Até mais,
Despensa Cultural.

domingo, 4 de abril de 2010

Ídolos - Marlon Brando

Olá amigos do Blog!

O que falar de um dos melhores atores do século? Andei pesquisando e achei coisas muito interessantes sobre a vida de Marlon Brando. Acredita que ele recusou um Oscar? Veja a seguir.

"Ele é conhecido pela rebeldia, pela coragem e pela luta contra a injustiça. Filho de um vendedor e de uma atriz, nasceu em 4 de abril de 1924, em Omaha, no estado am
ericano de Nebraska. Fez sua estréia na Broadway em 1944, com a peça "I Remember Mama". Dois anos depois, foi apontado pelos críticos como o ator mais promissor do teatro de Nova Iorque. Três anos depois atuou na peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennesse Williams, seu maior papel no teatro.

Seu primeiro filme foi em 1950, "Espíritos Indômitos" onde interpretou um veterano de guerra
palaplégico. O filme "Um Bonda Chamado Desejo", que no Brasil ganhou o nome de "Uma Rua Chamada Pecado" foi filmado em 1951, Brando foi indicado ao Oscar, mas não ganhou. Foi indicado ao Oscar mais três anos seguidos, "Viva Zapata" 1952, "Júlio César" 1953 e "Sindicato dos Ladrões" 1954, onde conseguiu seu primeiro Oscar, no papel de um homem que lutava contra a corrupção e o crime.

Ainda em 1953, Marlon Brando se tornou o ídolo dos jovens daquela época ao interpretar Johnny Stabler em "O Selvagem", em que interpreta um delinquente, líder d
e uma gangue de motoqueiros, vestindo jaqueta de couro e jeans. O filme marcou toda uma geraçao e artistas, desde James Dean a Elvis Presley.

Nos anos 60 atuou em filmes polemicos como "Caça Humana", no qual é uma vítima em uma longa cena de espancamento. E "Queimada!" , seu personagem favorito, se mostra um ativista, tendo participação de manifestações públicas em favor dos Direitos Civis e Indígenas.

Mas seu estilo como ator alcançou o auge nos anos 70, com "O Poderoso Chefão", que lhe rendeu o Oscar de melhor ator pelo personagem Don Vito Corleone e ainda ganhou o título de "maior vilão da história do cinema".
Na mesma década foi lançado "O Último Tango em Paris", um filme polêmico em que Brando contracenou com Maria Schneider em calorosas cena de sexo que fizeram o filme ser proibido em vários
países do mundo, inclusive no Brasil.

Nos anos 80 interrempe sua carreira e se retira para a Ilha de Tatiaroa, na Polinésia Francesa. Ganha peso e é fotografado várias vezes usando um largo sarongue(saiote) polinésio. Retomou sua carreira em 1989, chegou a fazer uma paródia de si mesmo no filme "Um Novato na Máfia" no qual praticamente repetiu a caracterização de Don Vito Corleone. Casou-se várias vezes e teve cinco filhos. Sua vida familiar foi marcada por processos milionários de ex-esposas e grandes tragédias. Em 1990, seu filho Christian assassinou Dag Drollet, namorado se sua filha CHeyenne. Em 1995 Cheyenne suicidou-se, lutando contra a depressão e problemas mentais.
Nos últimos anos de vida, Brando viveu praticmante em reclusão, com problemas de bebida e excesso de peso. Mesmo assim, participou de vários filmes fazendo papéis secundários como "Don Juan di Marco" e "A Ilha do Doutor Moreau".

Morreu em 2004, aos 80 anos, vítima de complicaçoes pulmonares. Seu corpo foi cremado numa cerimônia reservada à família.


Curiosidades:

-
Em 2006 apareceu no filme "Superman - O Retorno" por meio de sons e imagens de arquivo digitalemente modificados.

- Trabalhou como ascensorista de elevador em uma loja por 4 dias, antes de se tornar famoso.

- Possui uma ilha particular no oceano Pacífico, na Polinésia, desde 1966.

- O Oscar que ganhou por "Sindicato dos Ladrões" foi roubado de sua casa, com o ator tendo solicitado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a reposição da estatueta, em 1970.


- Quando ganhou o Oscar pelo filme "O Poderoso Chefão", marlon enviou uma índia (que mais tarde se descobriu ser uma atriz) fazer um discurso em seu nome, protestando contra a forma como os EUA e Hollywood discriminavam os nativos americanos.


Filmografia:


2001 - A Cartada Final (The Score)

1998 - Loucos por Dinheiro (Free Money)

1997 - O bravo (Brave, The)

1996 - A Ilha do Dr. Moreau (The Island of Dr. Moreau)

1995 - Don Juan DeMarco (Don Juan DeMarco)

1992 - Cristóvão Colombo - A Aventura do Descobrimento (Christopher Columbus - The Discovery)

1990 - Um Novato na Máfia (The Freshman)

1989 - Assassinato Sob Custódia (A Dry White Season)

1980 - A fórmula (Formula, The)

1979 - Apocalypse Now (Apocalypse Now)

1979 - Raoni (Raoni: The Fight for the Amazon)

1978 - Superman - O Filme (Superman)

1976 - Duelo de gigantes (Missouri breaks, The)

1972 - Os que chegam com a noite (Nightcomers, The)

1972 - Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi)

1972 - O Poderoso Chefão (The Godfather)

1969 - Queimada (Quemada!)

1968 - A noite do dia seguinte (Night of the following day, The)

1968 - Candy (Candy)

1967 - O Pecado de Todos Nós (Reflections in a Golden Eye)

1967 - A Condessa de Hong Kong (A Countess from Hong Kong)

1966 - Sangue em Sonora (The Appaloosa)

1966 - Caçada humana (Chase, The)

1966 - Meet Marlon Brando

1965 - Morituri (Morituri)

1964 - Dois farristas irresistíveis (Bedtime story)

1962 - O Grande Motim (Mutiny on the Bounty)

1962 - Ugly American, The

1961 - A Face Oculta (One-Eyed Jacks)

1959 - Fugitive kind, The

1958 - Os Deuses Vencidos (The Young Lions)

1957 - Sayonara (Sayonara)

1956 - Casa de Chá do Luar de Agosto (The Teahouse of the August Moon)

1955 - Eles e elas (Guys and dolls)

1954 - Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)

1954 - O selvagem (Wild One, The)

1954 - Desirée, o Amor de Napoleão (Desirée)

1953 - Júlio César (Julius Caesar)

1952 - Viva Zapata! (Viva Zapata!)

1951 - Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire)

1950 - Espíritos Indômitos (The Men)


Nota do Despensa: 10 (Ele merece!)

Até mais,
Despensa Cultural.