Olá amigos do Blog!
Primeiro quero dizer que estou feliz com os rumos do blog. Continuarei postando (pouco eu sei!) enquanto for divertido.
Falaremos hoje de um dos melhores cineasta, roteirista, escritor e ator (e também músico) Woody Allen.
Falar de seus filmes é falar sobre as neuroses comportamentais do ser humano. Em quase todos os filmes, nos identificamos de alguma forma com seus personagens geniais e complexos.
Seu verdadeiro nome é Allan Stewart Königsberg, nasceu dia 1º de dezembro de 1935, e desde os 15 anos é envolvido no mundo do entretenimento. Já como Woody Allen, começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Em 1964 já era um respeitado comediante, indicado ao Prêmio Grammy por um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows.
Em uma de suas apresentações conquistou um produtor de cinema que o convidou a escrever e estrelar "O que é que há, gatinha?", que foi sua primeira experiência no cinema. Estreou como diretor em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão". De lá pra cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma média de um por ano. "Noivo neurótico, Noiva Nervosa" foi o primeiro filme de Woody premiado e recebeu 4 Oscars, melhor filme roteiro, direção e melhor atriz para Diane Keaton.
Nunca foi de comparecer as cerimônias de premiação ao qual era indicado, só em 2002, no Oscar seguinte aos atentados de 11 de setembro nos EUA, Allen finalmente compareceu à cerimônia para fazer uma homenagem à cidade de Nova York, onde é o cenário de praticamente todos os seus filmes, onde clássicos foram rodados como "Manhattan", com Meryl Streep e Diane Keaton.
Fã de Ingmar Bergman, Groucho Marx, Federico Fellini, Cole Porter e Anton Chekhov, já trabalhou com quase todos os atores de cinema, e tem a fama de revelar atrizes ou mesmo tê-las como pupilas, são elas, Mira Sorvino que conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Poderosa Afrodite", Scarlett Johanson em "Match Point" e "Scoop" , Penélope Cruz em "Vicky Cristina Barcelona", também com Scarlett Johanson e agora terá como sua pupila Carla Bruni, mulher de Nicolas Sarkozy, com quem gravou "Midnight in Paris.



Como todo bom profissional, já passou por momentos ruins, quando assinou contrato com a DreamWorks, empresa de Steven Spielberg. Lá ele realizou "Trapaceiros", "O Escorpião Jade", "Dirigindo no escuro" e "Igual a tudo na Vida". Depois do fim do contrato, Woody decidiu reatar o namoro com o drama, "Melinda e Melinda", Match Point". Retornou a comédia com "Scoop". Em 2008 veio "Cassandra´s Dream", que foi mal recebido pela crítica e considerados um dos piores de Woody Allen. No mesmo ano veio Vicky Cristina Barcelona, sucesso e com boas críticas.
Sua vida amorosa é bem agitada e comentada. Antes de ficar famoso, já tinha dois casamentos e dois divórcios. Namorou atrizes famosas como Mia Farrow, ficaram casados até 1977, quando começou um relacionamento polêmico com Soom Yi, filha adotiva de Mia, com quem está casado até hoje.
Ele se descreve da seguinte maneira: "As pessoas se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro".
Fonte: Wikipédia
Filmografia:
Nota do Despensa: 10 (O cara é INCRÍVEL!)
Até mais,
Despensa Cultural.