domingo, 20 de junho de 2010

Copa - Vuvuzela

Olá amigos do Blog!
Mil desculpas pelo longo tempo sem postar, estava viajando muito.

Neste clima de Copa do Mundo não posso deixar de falar sobre este objeto que anda infernizando a vida das pessoas pelo mundo TODO: a vuvuzela.

Acho que todos já devem ter perdido a postura diante de alguém buzinando isso no seu ouvido, certo? Imagina em um estádio de futebol, lotado de gente viciadas em soprar essa bagaça.


Pra quem não sabe, vuvuzela no Brasil também é conhecida como corneta ou cornetão, é um aerofone de carca de 1 metro de comprimento. Elas ganharam forte exposição na mídia devido à Copa do Mundo que está sendo realizada na África do Sul. A origem do nome é controversa. Pode provir do Zulu "fazer barulho", a partir da "vuvu" som que faz, ou de gírias locais relacionadas à palavra para "chuveiro."

A origem da vuvuzela é bem antiga. É originária de tribos ancestrais sul-afrcianas e servia para convocar reuniões. A empresa sul-africana Masincedane Sport começou a produzir em massa uma versão de plástico, e requer um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante.

A vuvuzela foi alvo de discriminação devido a possibilidade de causar danos auditivos e permanentes, e por ser um disseminador de doenças (gripe e outros germes). É também perigosa para os animais, por possuírem ouvidos mais sensíveis. A FIFA tentou banir o uso da vuvuzela durante o Mundial 2010 devido a preocupação do seu uso como arma e de que fosse utilizada como método de publicidade, porém, a SAFA (South African Football Association) defendeu o instrumento como uma parte essesncial do futebol na África do Sul, e a FIFA permitiu a sua utilização desde que não excedam 1 metro de comprimento.

Veja o comercial oficial da Vuvuzela:





Nota do Despensa: 4 (Só pela ideia de levar pro Mundial)


Até mais,
Despensa Cultural.